21/08/2013 07:12 21/08/2013 07:12

Afastada intempestividade de recurso encaminhado de forma errada pelo e-Doc

Extraído de: TST - um ano atrás

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou, por unanimidade, a intempestividade de um recurso de revista da Euroflex – Indústria e Comércio de Colchões Ltda. que, enviado pelo sistema de peticionamento eletrônico (e-Doc) e corretamente endereçado ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), foi encaminhado pelo sistema de forma equivocada para a Vara do Trabalho que havia proferido a sentença originária.

A Vara, ao verificar o erro, reenviou o recurso ao Regional, que considerou, para a contagem do prazo recursal, a data de recebimento do recurso reenviado pela Vara do Trabalho, e não a data de peticionamento no sistema e-Doc.

Histórico

O caso julgado na Turma teve origem em reclamação trabalhista de um gerente de vendas da Euroflex que pedia o pagamento de diferenças de comissões e suas respectivas repercussões sobre vendas efetuadas durante o seu contrato de trabalho. A 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes deu razão parcial ao empregado, e a empresa interpôs recurso ordinário buscando a reforma da decisão condenatória.

Ao analisar o pedido, o Regional manteve a condenação. A decisão foi publicada em 2/12/ 2012, com o prazo começando a fluir no dia seguinte e estendendo-se até o dia 10/3/2013, em função da suspensão de prazos durante o recesso forense. A empresa interpôs o recurso no último dia, por meio do e-Doc. O Regional, porém entendeu que o endereçamento do recurso se dera de maneira equivocada, porque constava no recibo juntado aos autos o encaminhamento para a unidade judiciária da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão.

O caso chegou ao TST por meio de agravo de instrumento interposto pela Euroflex após a corregedora do TRT-PE indeferir o processamento do recurso de revista. Na Turma, o relator, ministro Vieira de Mello Filho, ao votar pela tempestividade do recurso, observou que a empresa, que tomou o cuidado de encaminhá-lo ao órgão competente, não poderia ser responsabilizada por eventual equivoco do sistema ao dar encaminhamento eletrônico ao recurso.

Para o ministro, não se pode inverter o ônus e, com isto, gerar a intempestividade ou o errôneo ajuizamento do recurso a um órgão para o qual a própria parte não o fez. Dessa forma, afastou a intempestividade declarada no agravo de instrumento e no mérito, analisando o pedido relativo à comissão sobre vendas, negou provimento ao recurso.

(Dirceu Arcoverde/CF)

Processo: AIRR - 1055-72.2011.5.06.0142

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida à reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br

Leia outras notícias do Tribunal Superior de Trabalho, aqui: http://tst.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Turma afasta intempestividade de recurso por indisponibilidade do sistema e-Doc

    A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento a recurso da Companhia Brasileira de Distribuição para afastar decisão que declarou que a empresa havia interposto um recurso fora do prazo (intempestivo). O pro ...

2 meses atrás

Mantida condenação de homem que levou droga escondida em vassoura para presídio

Mantida condenação de homem que levou droga escondida em vassoura para presídio 26/08/2014 17h21 Em votação unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve sentença do juízo da comarca de Alv ...

3 meses atrás

Turma do TST afasta intempestividade de recurso por indisponibilidade de sistema

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu provimento a recurso da Companhia Brasileira de Distribuição para afastar decisão que declarou que a empresa havia interposto um recurso fora do prazo (intempestivo). O p ...

3 meses atrás

Turma afasta intempestividade de recurso por indisponibilidade do sistema e-Doc

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento a recurso da Companhia Brasileira de Distribuição para afastar decisão que declarou que a empresa havia interposto um recurso fora do prazo (intempestivo). O proces ...

3 meses atrás

Ver todas as 72 notícias relacionadas

Últimas Noticias

15:07 - Assembleia recebe Curso de Capacitação em Síndrome de Down

15:06 - Esporte na Rede ressalta a queda do Criciúma e a permanência do Figueirense na Série A

15:04 - Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza seminário na Alesc

15:04 - Fórum ambiental no Uruguai irá homenagear deputado Edison Andrino

15:04 - Seminário debate novas práticas pedagógicas voltadas a pessoas com deficiência

15:02 - IX Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário começa nesta segunda-feira

 RSS